Língua Portuguesa
Sequência Didática Ensino Fundamental II
Como identificar efeitos de ironia ou humor em textos
Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa
Conteúdo
Leitura
Objetivos
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Ler e interpretar piadas.
Usar sinais de pontuação para produzir sentidos.
Mais sobre gêneros
Reportagens
- Como usar os gêneros para melhorar a leitura e a escrita
- Pontuar? Depende do gênero, do leitor...
- Leitura de textos de gêneros diferentes
- O papel dos gêneros
- As duas faces de um texto
Planos de aula
Conteúdos
Elementos estruturantes do gênero piada.
Pontuação expressiva.
Anos
8º e 9º anos.
Tempo estimado
5 aulas.
Material necessário
Cópias de piadas, tirinhas, crônicas curtas e engraçadas, previamente selecionadas
Cadernos ou folhas avulsas de papel
Desenvolvimento
1ª etapa
Separe a turma em duplas e forneça a cada aluno uma piada para que seja lida em silêncio. Peça à turma que observe a pontuação e pense na entonação do texto. A piada é um gênero textual que, em geral, aborda temas proibidos ou “politicamente incorretos”. Por isso é decisivo que você escolha as piadas que serão trabalhadas na aula, evitando situações constrangedoras. Consultando alguns livros e sites, é possível preparar um bom repertório de piadas para essa atividade. Aqui estão algumas sugestões:
Livros
- POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análise linguísticas de piadas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.
- NUNES, Max. Uma pulga na camisola: o máximo de Max Nunes. São Paulo: Cia da Letras, 1996.
Sites
www.asmelhorespiadas.com/
www.confiar.atspace.com/curtas_boas.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário