Escola espaço para fazer e criar - Arte... EDUCAÇÃO!!! ARTE UMA FORMA DE AMAR. AMOR, EDUCAÇÃO SÃO COMPANHEIROS, PARCEIROS NO SENTIDO DE EDUCAR.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Língua Portuguesa

Sequência Didática Ensino Fundamental II

Como identificar efeitos de ironia ou humor em textos

Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa

Conteúdo
Leitura

Objetivos
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Ler e interpretar piadas.
Usar sinais de pontuação para produzir sentidos.

Conteúdos
Elementos estruturantes do gênero piada.
Pontuação expressiva.

Anos
8º e 9º anos.

Tempo estimado
5 aulas.

Material necessário
Cópias de piadas, tirinhas, crônicas curtas e engraçadas, previamente selecionadas
Cadernos ou folhas avulsas de papel

Desenvolvimento
1ª etapa
Separe a turma em duplas e forneça a cada aluno uma piada para que seja lida em silêncio. Peça à turma que observe a pontuação e pense na entonação do texto. A piada é um gênero textual que, em geral, aborda temas proibidos ou “politicamente incorretos”. Por isso é decisivo que você escolha as piadas que serão trabalhadas na aula, evitando situações constrangedoras. Consultando alguns livros e sites, é possível preparar um bom repertório de piadas para essa atividade. Aqui estão algumas sugestões:

Livros
- POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análise linguísticas de piadas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.
- NUNES, Max. Uma pulga na camisola: o máximo de Max Nunes. São Paulo: Cia da Letras, 1996.

Sites
www.asmelhorespiadas.com/
www.confiar.atspace.com/curtas_boas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário