História
Prática pedagógicaHistória do Brasil
Projeto Ensino Fundamental II
A história local dos afro-descendentes
Bloco de Conteúdo
História
Conteúdo
Relações Sociais - Cultura - Trabalho
Mais sobre a África
Reportagens
* Quais são os cinco países mais desenvolvidos da África?
* Gingado que vem da África
* Pesquisa com ritmo
* Origens africanas num país chamado Brasil
Planos de aula
* Examine os milenares conflitos que assolam o Continente Negro
* Influências culturais da África
* Desterrados na própria terra
* O país dos santos e orixás
Objetivos
Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais.
Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e sua vida cotidiana por meio de estudos da história local.
Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afrodescendência.
Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.
Anos
7º., 8º. e 9º. anos
Tempo estimado
3 aulas e atividades extra-classe em prazo a ser definido pelo professor.
Material necessário
Câmeras fotográficas, gravadores ou mp3 player, computador com acesso à internet.
Introdução
A importância de se estudar a história de africanos e de afro-descendentes está relacionada às profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.
Entendemos que história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.
Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.
Desenvolvimento
1ª. etapa
Comece o trabalho explorando com os alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham estudado. Procure levantar os conhecimentos dos alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com forte influência de elementos africanos. É possível que surjam respostas que remetam a determinados assuntos como alimentação, música, dança, lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.
Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site www.acordacultura.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores civilizatórios".
A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de História, como:
- História da África, incluindo elementos da cultura e religiosidade etc. (o período variando de acordo com o ano/série dos alunos).
- Escravidão no Período Colonial e/ou no Período do Império. As lutas e as formas de resistência, e elementos da cultura trazida pelos africanos.
Proponha aos alunos um trabalho de investigação da presença da cultura negra na localidade e das relações sociais estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado (os conteúdos estudados em História) e o tempo presente, observando as mudanças e permanências nas relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos e da situação dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Essas pesquisas podem ser incluídas em um blog produzido pela classe. Será um espaço de debate virtual em que os alunos da escola e os moradores da comunidade local poderão trocar idéias sobre o assunto.
2ª etapa
Agora é o momento de planejar as entrevistas. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e faça a mediação dos seguintes pontos:
- O levantamento de afro-descendentes que sejam moradores antigos da localidade para serem entrevistados.
- Combinar com os alunos se as entrevistas serão realizadas na escola ou na casa dos entrevistados.
- Elaborar as questões que serão feitas aos entrevistados. Exemplos de coleta de bons depoimentos podem ser encontrados no portal do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net).
O questionário deverá ter:
Nome
Idade
Há quanto tempo mora na localidade,
Profissão, atividades que exerceu
Religião
O lazer no passado e no presente
Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente
Se sofre ou já sofreu discriminação por ser afro-descendente
Participa de organizações como clubes, associações de moradores, ONGs que lutem pela defesa dos direitos dos afro-descendentes
Outras questões sugeridas pelos alunos a partir dos estudos realizados
- A definição das formas de registro da entrevista
- Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados.
- O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam levados para a classe.
3ª. etapa
Os grupos de alunos deverão realizar as seguintes atividades:
- Contatar os moradores escolhidos, explicando o objetivo da entrevista.
- Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player etc.)
- Pedir permissão para fotografar os entrevistados
- Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se permitem que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.
No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar a socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:
- como se deu a interação com os entrevistados
- quais foram as informações obtidas
- as semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados
4ª. etapa
A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença (ou não) de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.
Produto final
O material coletado pode ser organizado:
- em um painel com fotos e informações escritas
- elaboração coletiva de um blog que poderá conter as gravações das entrevistas, depoimentos de alunos sobre o tema, mudanças e permanências nas relações sociais na localidade, espaço para postagem de sugestões sobre a formas de combate ao preconceito e à discriminação racial.
Avaliação
Os pontos que deverão ser avaliados são:
- envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos
- pertinência das informações e dos materiais coletados
- organização e clareza das informações no painel e nos textos e áudios postados no blog.
Quer saber mais?
Bibliografia
BARBOSA, R. M. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. Companhia das Letras.
LUCENA, Célia Toledo. Artes de lembrar e de inventar: (re) lembranças de migrantes. São Paulo, Arte & Ciência.
Na internet
Pt.wikipedia.org/wiki/Podcast
informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm
www.acordacultura.org.br
aldeiagriot.blogspot.com
www.arteafricana.usp.br/index.html
www.palmares.gov.br
www.ritosdeangola.com.br/news.php
www.capoeiradobrasil.com.br
Materiais para aprofundar a discussão sobre racismo:
www.dialogoscontraoracismo.org.br
Consultoria Eliete Toledo
Professora de História e co-autora das coleções didáticas "História: conceitos e procedimentos" e "História: cotidiano e mentalidades".
Comente
Comentários (2)
Edna de Souza Ferreira - O assunto plano de aula a respeito da história local dos afro-descendentes realmente chegou em boa hora, pois além de ser um assunto novo nas escolas brasileiras, tem propostas para os docentes preperarem uma aula que irá sair dos assuntos comuns os quais, os descendetesnde africanos são vistos apenas como remanescentes de escravos no período de colonização até a Proclamação da República, sendo que, estes africanos muito colaboraram para a formação deste território e nele não tiveram e continuam não tendo o espaço merecido e são vítimas de preconceitos, os mais diversos. África não é só mazelas, é antes de tudo, um continente que abriga seres humanos e tanto quanto haja em qualquer outro continente. Entretanto, o que se procura hoje é uma reparação de tantos males causados pelos colonizadores, sobretudo, da cultura européia que atua em quase todo o mundo, levando suas populações a um grau elevado de etnocentrismo.
maria vitoria de azevedo silva - Este plano de aula veio no momento oportuno, pois participei do curso aba,oferecido pela SEE - GO, onde o tema cultura africana foi evidenciado com muita clareza. O plano de aula aqui evidenciado me remeteu a novas fontes de informaçoes, o que facilitara o desenvolvimento do tema através do uso das ferramentas tecnologicas.
Página inicial de Planos de Aula
PublicidadeAnuncie
Siga Nova Escola no Twitter
* Comente esta página
* Leia os comentários
* Envie esta página por e-mail
* Imprima esta página
* Compartilhe
Assine Nova Escola
Links Patrocinados
*
Pós-Graduação UFLA
a distância. Dezenas de cursos em
em diversas áreas. Inscreva-se
www.openufla.com.br
*
Nova Acrópole
Filosofia à Maneira Clássica
Filosofia prática para viver melhor
www.acropole.org.br
*
Concursos abertos - 2009
PRF, TJ, TRE, IBGE, Receita Federal
Polícia Federal, Bacen, MP, INSS
www.Concursos.com.br
Escola espaço para fazer e criar - Arte... EDUCAÇÃO!!! ARTE UMA FORMA DE AMAR. AMOR, EDUCAÇÃO SÃO COMPANHEIROS, PARCEIROS NO SENTIDO DE EDUCAR.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário