oral
Projeto Ensino Fundamental II
Literatura e podcast
Bloco de Conteúdo
Língua Portuguesa
Conteúdo
Escuta e Produção Oral
Mais sobre oralidade
Reportagens
* Do livro ao recital
* A fala que se ensina
* Para ler poesia
* Como fala bem o seu aluno!
* Do oral ao escrito
* A arte de escrever bem
Objetivos
- Identificar características dos gêneros oral e escrito e observar suas diferenças.
- Desenvolver os diferentes gêneros da oralidade.
Conteúdos
- Gêneros do oral.
- Edição de textos orais e escritos.
Anos
7º ao 9º.
Tempo estimado
Quinze aulas.
Material necessário
Livro O Casamento Suspeitoso, de Ariano Suassuna, computador com microfone, fone de ouvido, caixas de som, acesso à internet e gravador.
Desenvolvimento
1ª etapa Apresente o livro aos alunos. Peça que observem a estrutura do texto e a forma como ela é adequada para o teatro, com marcas de oralidade. Se não existir uma equipe de informática na escola, realize uma pesquisa prévia sobre os programas de edição necessários para a sua realização. Promova a audição de alguns podcasts disponíveis na internet para que todos se familiarizem com os vários gêneros que aparecem nos programas, como entrevista e debate. Explique que o objetivo do trabalho é realizar, em grupo, podcasts sobre a vida e a obra do autor. Divida a turma em grupos e peça que pesquisem informações sobre Suassuna em sites confiáveis e nos livros do próprio autor. Os textos servirão de base para a elaboração dos roteiros.
2ª etapa Após a coleta de dados, oriente a seleção de material. Ajude a turma a eleger os elementos principais (quem é o autor, onde nasceu, que obras escreveu etc.), isolando informações com menor destaque, como comentários pontuais.
3ª etapa É hora de escrever o roteiro do programa. Deixe claro que o podcast leva ao ambiente virtual as práticas do rádio: é preciso estruturar uma dinâmica ágil. Oriente a escolha do gênero a ser desenvolvido (como entrevista e programa de perguntas e respostas). Cada grupo deve organizar as informações da pesquisa para compor o roteiro adequado ao público ouvinte.
4ª etapa Depois de escrever o roteiro, começam os ensaios das gravações com apoio dos gravadores. Intencionalmente, deixe os estudantes observarem que algumas das passagens escritas não se encaixam na dinâmica do podcast. Oriente-os a readequar os textos. É importante que eles também entendam que não se trata de decorar, e sim de trabalhar a linguagem.
5ª etapa Para as gravações, deixe todo o equipamento ao alcance dos alunos e diga que é válido incrementar os programas com músicas para dar um ar mais "profissional". Estipule o tempo máximo de cada programa. E, depois da edição final, disponibilize o conteúdo à comunidade escolar e publique o material na internet.
Produto final
Arquivos de podcasts a ser compartilhados pela internet.
Avaliação
Para que o produto final tenha um resultado de qualidade, é importante fazer uma análise do conteúdo e dar novas orientações à turma ao fim de cada uma das etapas. Avalie o material coletado e a seleção de informações, além da readequação delas ao gênero oral escolhido pelos alunos. Leia e reflita com a turma acerca dos roteiros elaborados e observe se as propostas se encaixam no formato escolhido. Analise as conclusões dos estudantes sobre os trechos que precisam ser adaptados, diferenciando, assim, texto oral e texto escrito.
Consultoria: Jorge Luiz Marques de Moraes
Mestre em Letras Vernáculas e professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II.
Comente
Comentários (3)
Edna R. Conceição Santos - Muito boa esta sugestão. Vou utilizar com minhas turmas de Literatura brasileira.
Cecília Maria Novaes Raimundo - Excelente atividade! A criatividade e eficiência do plano de aula nos impulsiona para uma melhoria na prática educacional. Parabéns!
Lilian Valeria de Freitas Ferreira - Achei muito boa a idéia. Vou utilizá-la na área de História. Adorei!
Página inicial de Planos de Aula
PublicidadeAnuncie
Siga Nova Escola no Twitter
* Comente esta página
* Leia os comentários
* Envie esta página por e-mail
* Imprima esta página
* Compartilhe
Assine Nova Escola
Links Patrocinados
*
Interpretação de Textos
Curso On-line: Com videoconferência
tutor, animação, vídeo, certificado
www.PortalEnsinando.com.br
*
Elaborar Projetos Sociais
Curso online completo com professor
e certificado Acesso imediato R$100
www.buzzero.com
*
Pós-Graduação UFLA
Ecoturismo, Educação Especial
Educação Física Escolar
www.openufla.com.br
Escola espaço para fazer e criar - Arte... EDUCAÇÃO!!! ARTE UMA FORMA DE AMAR. AMOR, EDUCAÇÃO SÃO COMPANHEIROS, PARCEIROS NO SENTIDO DE EDUCAR.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário